Matéria de capa da Revistra do CRA – SP, ADMINISTRADOR

(Julho/Agosto/2018 Ano 41 – nº 383 – Páginas 16 a 25)

Por Katia Carmo Colaborou Milena Brito

Revista_CRAVocê está preparado para as mudanças do novo mundo?

Sem que você perceba, o mundo corporativo, a vida em sociedade, a educação e até mesmo os relacionamentos têm se alterado significativamente a cada segundo, forçando-nos a tomar decisões mais velozes e inovadoras. O medo de não acompanhar todas essas transformações, por sua vez, gera muitas dúvidas e incertezas nos profissionais e empresas. Essa preocupação, no entanto, precisa dar lugar ao entendimento necessário sobre esse mundo exponencial, pois é por meio disso que conseguiremos lidar com as inúmeras mudanças e, sobretudo, tecnologias que se apresentam.

Em recente entrevista para o CRA-SP, o Adm. Ricardo Pelegrini, CEO e Co-Founder da Quantum4 Innovation Solutions, explicou que nunca antes houve tantas tecnologias juntas, trabalhando para promover alterações nos mais diversos campos da sociedade. Essa constatação também é um alerta dado por Yuri van Geest, fundador da Singularity University the Netherlands e coautor do livro Organizações Exponenciais, obra que nos últimos três anos esteve no top five dos livros mais lidos no mundo.

Essa percepção, vinda de especialistas nacionais e internacionais, é mais uma certeza de que o tema precisa estar em discussão nos mais diferentes setores, servindo de base para a tomada de decisões que possam melhorar, não só a compreensão do atual cenário, mas também a formação e o desenvolvimento de empresas, líderes e profissionais de todo o país.

Para a Administração, área de caráter plural e multidisciplinar, esse é um desafio ainda maior. Como estar atento a tudo de novo que acontece em setores diversos como a logística, o marketing, o RH, o empreendedorismo, entre outros, é uma das questões que devem ser pensadas desde já por alunos, professores, administradores, tecnólogos, empresários e sociedade civil.

O mundo exponencial

Van Geest, que esteve recentemente no Brasil, em evento promovido pela Câmara Americana de Comércio – AMCHAM, explicou que o mundo e as organizações exponenciais são cada vez mais dinâmicas e efetivas e não seguem o modelo linear de crescimento. A tecnologia está intrinsicamente ligada a essas transformações e é ela, inclusive, que vai possibilitar tantas mudanças em cada vez menos tempo. Para o especialista, o blockchain, o machine learning, a inteligência artificial, a computação quântica e outras inúmeras atividades digitais estão afetando diversos setores como marketing, vendas, serviços, recrutamento e seleção, supply chain, entreoutros, servindo de base para a inovação contínua.

Em entrevista exclusiva para o CRA-SP, que em breve estará disponível no canal A Serviço da Administração, Van Geest também explicou e deu dicas sobre como as empresas e os profissionais brasileiros devem se preparar para o mundo exponencial. Não por acaso, esse também será o tema do 9º Encontro do Conhecimento em Administração – ENCOAD, evento que será realizado pelo CRA-SP em setembro (ver quadro na página 25).

Para explicar como esse novo mundo já está alterando as relações dentro das áreas da Administração, a RAP convidou os coordenadores dos Grupos de Excelência do Conselho para falarem sobre os desafios que as transformações têm imposto para profissionais e organizações e o que deverá mudar em um futuro bem próximo.

Confira a seguir as palavras da Vera Boscatte, Diretora Administrativa e também Diretora de Responsabilidade Social da SOBRATT e nossa Consultora e Inserção de Pessoas com Deficiência.

Revista_CRA_Vera

Se preferir, clique aqui e leia a revista na íntegra.

Compartilhe nas redes sociais!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
« Voltar