Um problema comum nas grandes cidades é o horário de pico no trânsito, não é mesmo? As ruas já não comportam tantos carros e o engarrafamento constante acaba sendo uma grande fonte de stress pelo menos em dois horários do dia: na hora de ir e na hora de voltar do trabalho. Várias capitais já adotaram o sistema de rodízio da carros para tentar amenizar esse problema. A cada dia, um determinado número de veículos é obrigado ficar fora das ruas para tentar amenizar o tráfego.

Foi pensando nisso que Tawan Pimentel, sócio fundador da HOM, criou o conceito que dá título ao texto. A ideia é que fazer um rodízio de pessoas no escritório é muito mais eficiente do que o rodízio de carros no trânsito. Além disso, os benefícios são para todos: funcionários, empresários e sociedade.

Com a explicação de Pimentel, fica fácil entender. “Se todas as empresas adotassem esse sistema de rodízio, teríamos rapidamente uma redução de 20% no trânsito de qualquer cidade. Isso quer dizer também 20% menos emissão de gases poluentes, resultando em menos stress e doenças relacionadas à poluição. E por aí vai. A lista de benefício é longa”, avalia.

O sócio fundador da HOM reforça que esse processo de implementação do home office nas empresas não precisa e nem deve ser feito de uma hora para a outra. “Nossa experiência mostra que a implementação ideal é feita de forma gradual. Recomendamos começar a liberar o home office uma vez por semana e depois aumentar para duas ou três vezes. Também incentivamos que os funcionários não trabalhem sempre no mesmo local e façam experiências. Um dia em casa, outro dia no café, outro ainda em um escritório compartilhado”, relata.

Depois de tanto depoimentos de empregadores e colaboradores que já aderiram ao home office, Tawan reforça a ideia de que os benefícios vêm para os dois lados. Empresas conseguem reduzir até 20% os custos de escritório, podendo mudar inclusive para espaços menores e mais baratos. O funcionário tem a chance de poder acordar um pouco mais tarde, evitar o deslocamento, ficar mais perto da família e arrumar um tempo para fazer exercício. “São pequenas mudanças que geram a criação de um novo estilo de vida, mais saudável e muito mais produtivo”, reforça.

Começar o ano de 2017 investindo em um novo formato pode ser um bom objetivo para sua empresa. A mudança é simples e a segurança jurídica é garantida. Essa talvez seja uma das melhores formas de manter sua equipe motivada e reter os grandes talentos da sua empresa.

Por Márcia Breda – Adoro Home Office.

Compartilhe nas redes sociais!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
« Voltar